O título menciona como rebaixar o fusca, mas na verdade esse artigo indica quais caminhos e opções seguir para rebaixar, caso descorde ou queira agregar algo no texto entre em contato, pois esse texto não é nada mais do que informativo ao invés de um manual explicativo. O método e segurança depende totalmente de sua preferência, e cada carro pode reagir igual ou totalmente diferente dos relatos aqui ditos. Então pesquise bem!
A maioria das pessoas que curtem fusca e derivados também optam pelo estilo rebaixado. O problema é quando o carro não está apto ou os modos usados para rebaixar são precários ou indevidos.
Muitas vezes pelo custo e pelo "Faça Você Mesmo" pode-se estar colocando em perigo vidas. O indicado é procurar pessoas/estabelecimentos especializados onde podem fornecer um serviço seguro com garantia e nota fiscal, até para uma eventual legalização nos DOCs. E a melhor coisa a se fazer é pesquisar e não ter pressa, conversar com quem já tem suspensão modificada e ter em mente qual projeto deseja para seu carro. Tenham em mente também detalhes que fazem muita diferença na hora de mexer na suspensão.
ex: É carro antigo então conforto não é predominante mas segurança é fundamental.
Se o carro é usado para o dia dia não podemos nos deixar levar pelos vídeos e fotos dos carros gringos pois lá* o serviço é de primeira (Brasil também tem serviços bons, mas sempre tem os da gambiarra), tem ruas boas, legislação mais favorável e muitas vezes é carro só de lazer, então devemos pensar nas nossas necessidades onde não estrague o carro e não atrapalhe o trânsito.
Se o quadro da suspensão dianteira é Pivô ou Embuchamento (tem bastante diferença). Na minha opinião embuchamento é mais macio/confortável e rebaixa mais, porém a manutenção é mais cara, e o pivô é um conforto mediano e tem limite na hora de rebaixar, o que causa bastante frustração em querer ver o carro no chão.
Antes de demonstrar opções para rebaixar seria bom entender a suspensão em si, retirei um belo exemplo do blog opasgarage texto abaixo, e logo após tipos de suspensões para cada estilo ou projeto com relatos de quem tem o carro rebaixado.
Conhecendo a Suspensão Dianteira
A suspensão dianteira do Fusca, composta de barras de torção transversais, feitas de aço laminado, dispostas dentro de dois tubos paralelos integrantes do quadro da suspensão, fixados à carroceria por meio de (4) quatro parafusos, arruelas e 2 travas. As lâminas são presas nas extremidades e fixadas na parte central de modo a impedir sua rotação, o que garante uma suspensão independente para as duas rodas dianteiras.
As extremidades do feixe de lâminas são presas a braços da suspensão, e estes, por sua vez, se prendem à manga de eixo (ou ponta de eixo); a depender do modo dessa fixação, a suspensão passou a ser conhecida popularmente por "embuchamento" ou por "pivô".
A suspensão por embuchamento utiliza pinos verticais e horizontais que, por meio de um suporte próprio, conhecido por "telefone" da suspensão, fixam a manga de eixo aos braços da suspensão. A suspensão por embuchamento foi utilizada pelo Fusca até 1970 e, até julho de 1981, apenas pelo Fusca 1300 Std.
Em agosto de 1970, com o lançamento da linha 1971, o Fusca 1500 passou a vir de fábrica com uma nova suspensão dianteira, com a fixação da ponta de eixo agora feita por pivôs. Um novo quadro foi projetado, maior, com os tubos paralelos - onde as lâminas se acomodam - mais distantes um do outro, o que exigiu um novo cabeçote do chassi. O suporte da manga de eixo foi eliminado. As torres do quadro também foram redesenhados, em face na mudança na fixação dos amortecedores.
Todos os Fuscas 1500, 1500 Std (Série Bravo), 1600-S, 1600, 1300-L e Série Prata foram equipados com suspensão dianteira de pivô. Contudo, o Fusca 1300 Std continuou usando a suspensão por embuchamento até julho de 1981, chassi nº BO 301.474. Somente a partir de agosto de 1981, todos as versões do Fusca passaram a ser equipadas com a suspensão de pivô.
Suspensão Traseira
A suspensão traseira é por barra de torção e regulagem pelo facão
Barra de Torção
Facão
A barra de torção tem estrias nas duas pontas para encaixe no centro do chassi e no facão , para regulagem de pressão/altura.
Então, como rebaixar?
Começando pela dianteira.
Existem várias formas de rebaixar a frente do fusca, fixa, ar, regulagem e até com câmara de ar... kkkkk
Câmara de Ar
Começando pela mais diferente, usando varias tiras e por ser elástica a câmara contrai o amortecedor e assim rebaixando em intermédio o carro (Detalhe, foto com suspensão embuchamento).
Para mais informações sobre essa técnica click aqui
Fixa
Nessa opção temos a mais conhecida e barata fórmula que seria remover os feixes de mola, mas isso é um erro que muitos novatos no meio aircooled cometem. Por ser barato e até mesmo ser um serviço possível de fazer em casa parece ser vantajoso, mas apenas isso parece ser bom. O problema que assim acaba por transmitir todo o impacto que as molas retiradas receberiam para outros componentes, tipo amortecedores, pivôs ou embuchamento, ocasionando o rachamento do cabeçote e outros danos, fora o desconforto por ficar mais dura a suspensão e ficar pulando a frente.
Se for um fusca do dia dia é a pior opção para se fazer, com o tempo se torna desgostoso andar.
A maioria das pessoas que curtem fusca e derivados também optam pelo estilo rebaixado. O problema é quando o carro não está apto ou os modos usados para rebaixar são precários ou indevidos.
Muitas vezes pelo custo e pelo "Faça Você Mesmo" pode-se estar colocando em perigo vidas. O indicado é procurar pessoas/estabelecimentos especializados onde podem fornecer um serviço seguro com garantia e nota fiscal, até para uma eventual legalização nos DOCs. E a melhor coisa a se fazer é pesquisar e não ter pressa, conversar com quem já tem suspensão modificada e ter em mente qual projeto deseja para seu carro. Tenham em mente também detalhes que fazem muita diferença na hora de mexer na suspensão.
ex: É carro antigo então conforto não é predominante mas segurança é fundamental.
Se o carro é usado para o dia dia não podemos nos deixar levar pelos vídeos e fotos dos carros gringos pois lá* o serviço é de primeira (Brasil também tem serviços bons, mas sempre tem os da gambiarra), tem ruas boas, legislação mais favorável e muitas vezes é carro só de lazer, então devemos pensar nas nossas necessidades onde não estrague o carro e não atrapalhe o trânsito.
Se o quadro da suspensão dianteira é Pivô ou Embuchamento (tem bastante diferença). Na minha opinião embuchamento é mais macio/confortável e rebaixa mais, porém a manutenção é mais cara, e o pivô é um conforto mediano e tem limite na hora de rebaixar, o que causa bastante frustração em querer ver o carro no chão.
Antes de demonstrar opções para rebaixar seria bom entender a suspensão em si, retirei um belo exemplo do blog opasgarage texto abaixo, e logo após tipos de suspensões para cada estilo ou projeto com relatos de quem tem o carro rebaixado.
Conhecendo a Suspensão Dianteira
A suspensão dianteira do Fusca, composta de barras de torção transversais, feitas de aço laminado, dispostas dentro de dois tubos paralelos integrantes do quadro da suspensão, fixados à carroceria por meio de (4) quatro parafusos, arruelas e 2 travas. As lâminas são presas nas extremidades e fixadas na parte central de modo a impedir sua rotação, o que garante uma suspensão independente para as duas rodas dianteiras.
Na foto abaixo os parafusos do centro seguram os feixes de mola para garantir que cada lado seja independente* , e na hora de colocar uma regulagem para erguer/rebaixar esse parafuso é substituto, e então a partir dali pode-se mover os feixes de mola e regular a suspensão.
Mola de Torção (Feixe)As extremidades do feixe de lâminas são presas a braços da suspensão, e estes, por sua vez, se prendem à manga de eixo (ou ponta de eixo); a depender do modo dessa fixação, a suspensão passou a ser conhecida popularmente por "embuchamento" ou por "pivô".
Diferença entre amortecedores dianteiros
A suspensão por embuchamento utiliza pinos verticais e horizontais que, por meio de um suporte próprio, conhecido por "telefone" da suspensão, fixam a manga de eixo aos braços da suspensão. A suspensão por embuchamento foi utilizada pelo Fusca até 1970 e, até julho de 1981, apenas pelo Fusca 1300 Std.
Em agosto de 1970, com o lançamento da linha 1971, o Fusca 1500 passou a vir de fábrica com uma nova suspensão dianteira, com a fixação da ponta de eixo agora feita por pivôs. Um novo quadro foi projetado, maior, com os tubos paralelos - onde as lâminas se acomodam - mais distantes um do outro, o que exigiu um novo cabeçote do chassi. O suporte da manga de eixo foi eliminado. As torres do quadro também foram redesenhados, em face na mudança na fixação dos amortecedores.
Todos os Fuscas 1500, 1500 Std (Série Bravo), 1600-S, 1600, 1300-L e Série Prata foram equipados com suspensão dianteira de pivô. Contudo, o Fusca 1300 Std continuou usando a suspensão por embuchamento até julho de 1981, chassi nº BO 301.474. Somente a partir de agosto de 1981, todos as versões do Fusca passaram a ser equipadas com a suspensão de pivô.
Suspensão Traseira
A suspensão traseira é por barra de torção e regulagem pelo facão
Barra de Torção
Facão
A barra de torção tem estrias nas duas pontas para encaixe no centro do chassi e no facão , para regulagem de pressão/altura.
Então, como rebaixar?
Começando pela dianteira.
Existem várias formas de rebaixar a frente do fusca, fixa, ar, regulagem e até com câmara de ar... kkkkk
Câmara de Ar
Começando pela mais diferente, usando varias tiras e por ser elástica a câmara contrai o amortecedor e assim rebaixando em intermédio o carro (Detalhe, foto com suspensão embuchamento).
Para mais informações sobre essa técnica click aqui
Fixa
Nessa opção temos a mais conhecida e barata fórmula que seria remover os feixes de mola, mas isso é um erro que muitos novatos no meio aircooled cometem. Por ser barato e até mesmo ser um serviço possível de fazer em casa parece ser vantajoso, mas apenas isso parece ser bom. O problema que assim acaba por transmitir todo o impacto que as molas retiradas receberiam para outros componentes, tipo amortecedores, pivôs ou embuchamento, ocasionando o rachamento do cabeçote e outros danos, fora o desconforto por ficar mais dura a suspensão e ficar pulando a frente.
Se for um fusca do dia dia é a pior opção para se fazer, com o tempo se torna desgostoso andar.
Na internet existem vários tutoriais explicando essa técnica.
Outro método de fixa seria as tais Mangas Deslocadas, de certo modo mais seguro e confortável por não mexer em nada na suspensão (e também auxilia em suspensão regulável por manter o conforto e rebaixar mais). Pelo nome prevemos que se trata da manga onde os braços da suspensão são presos, elas são modificadas rebaixando o fusca automaticamente em média 6 centímetros mantendo o conforto de altura original. Cuidados que deve se tomar ao optar pela manga deslocada: Verificar o tipo de suspensão do seu carro, pois existe vários tipos para cada suspensão e projeto, algumas impossibilitam usar roda 14" 13" apenas 15" para cima, dependendo do diâmetro de roda ou pneu pode acontecer de pegar/raspar no para-lama, compre apenas produtos legítimos sem solda, pois vendem também mangas deslocadas artesanalmente com solda duvidosa.
Existem várias marcas e preços, peça a um profissional ou amigo que já tenha adquirido para ter uma base.
Suspensão Regulável
Muitos confundem ou desconhecem quais são, até então se tem por conhecimento a Catraca Tradicional (Dentada), Catraca Sway , Catraca Mexicana , Rosca (Amortecedor).
Catraca Tradicional (Dentada)
Alguns já dizem que esse método já está ficando ultrapassado, porém ainda é bastante adquirida por conta de ter preço acessível.
Esta da foto tem qualidade excelente e com dentes que se encaixam perfeitamente, mas existem por ai catracas que mal se encaixam então pesquise bem qual comprar.
A catraca dentada para ser regulada precisa erguer inteiramente a frente do fusca.
Fusca do Matheus Fribel
Note que para regular a catraca dentada você deverá suspender o fusca e ficar em baixo do mesmo.
Fusca do Bruno Crispim (Crispim Movies)
Em fusca com embuchamento essa catraca até que se sai bem, regulagem um pouco trabalhosa e rebaixa relativamente bem. veja na foto abaixo fusca sem manga deslocada com catraca dentada suspensão embuchamento.
Fusca do Janderson Almeida
Mas com suspensão pivô essa catraca já começa a dar trabalho, regulagem dura e muitas vezes precisa retirar amortecedor para erguer o fusca. Não rebaixa muito por conta de chegar no limite do pivô, e no máximo rebaixado pode pular bastante. aconselho usar sempre manga deslocada em qualquer suspensão pivô. Veja na foto abaixo fusca com catraca dentada sem manga suspensão pivô, detalhe está todo baixo (praticamente alto perto do fusca azul na foto acima com o mesmo sistema só diferenciando ser embuchamento), ou seja pivô limita, para rebaixar mais só com manga deslocada.
Bagaça 71
Na foto abaixo fusca suspensão pivô com catraca dentada, se houvesse manga deslocada rebaixaria mais por conta do limite dos pivôs.
Fusca do Erick Fragoso
Observe que para regular a catraca o fusca precisa ser elevado do chão, e também observe que essa catraca apresenta risco em bater/raspar no chão por conta do parafuso ficar apontado para baixo.
Catraca Sway
A catraca sway nada mais é que a evolução a catraca dentada, pois em vez dos dentes exite um parafuso que regula a altura e assim facilita a regulagem, sistema semelhante ao facão regulável (suspensão traseira) que logo mais falaremos sobre. E o modo de regulagem é igual da catraca dentada, suspendendo a dianteira e ficando embaixo do fusca.
Note também que o parafuso pode ficar apontado para baixo tendo risco de raspar/bater no chão.
Na foto abaixo fusca pivô com manga deslocada e catraca sway
Fusca do Leandro Pistor (Pistor Tech)
Catraca Mexicana
Um sistema que revolucionou a praticidade comparando com as regulagens anteriores, pois é de fácil manuseio e de rápida regulagem. Essa suspensão em uma só regulagem move os feixes de cima e de baixo juntamente, apenas por um parafuso central situado atras do estepe, assim não precisando suspender ou até mesmo ficar de baixo do carro.
Fabricante Rigon AirCooled System
No mercado existem vários fabricantes que variam desde o preço, qualidade e modelo de catraca mexicana. É uma suspensão que vale a pena ter contando com a praticidade, mas deve ser devidamente feita e instalada assim como qualquer outra. Veja abaixo algumas catracas mexicanas de diferentes fabricantes.
Fusca do Victor Pichani
Possui catraca mexicana com manga deslocada suspensão pivô.
Fusca do Lucas Lauer (Ping Pong)
Suspensão Rosca
Como o nome já indica , a regulagem se situa nos amortecedores em forma de rosca.
Como esse artigo está sendo feito de boa vontade por um leigo na questão não posso opinar nesta suspensão além do que se vê na imagem. Mas acredito que dê algum trabalho na hora da regulagem por estar bem atras da roda e até mesmo para nivelar os dois lados.
Note que a base da mola se torna a peça chave para aliviar ou contrair a mola.
Suspensão Ar
Até esse ponto do artigo vimos como funciona a suspensão original e alguns modos diferentes de regulagem, mas a mais cobiçada é a suspensão a ar por ser prática e possibilitar ao extremo a altura tão desejada que é encostar no chão.
Veja nas fotos abaixo alguns modelos.
Bacana a postagem! Bem detalhada e com informacoes veridicas e precisas , coisa dificil hj em dia.
ResponderExcluirSobre a catraca Dentada de qualidade mencionada obrigado, produto nosso.
Valeu
http://www.instagram.com/razor_life_style
Onde posso fazer um orçamento para suspensão dianteira do fusca com embuchamento na regiao metropolitana.
ResponderExcluirObrigado.
Tudo muito legal, criações fantásticas, valeu a pena conhece-los.
ResponderExcluirMeus para bens a todos
Calmon
Com mangas de eixo deslocadas dá pra baixar quantos centímetros?
ResponderExcluir